quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

:: A Estrutura de um Perfume ::

Já deve ter acontecido com você: Ao experimentar um certo perfume numa loja, você não se interessa e acaba escolhendo outra fragrância. Tempo depois, o aroma vai embriagando os seus sentidos e então percebe que cometeu um engano. No fim das contas, o perfume que você gostaria de ter ainda está na loja e não dentro da sua sacola de compras.
Isso acontece porque todo perfume tem uma estrutura que se oferece ao nosso olfato pouco a pouco.
Pense em uma pirâmide divida em três partes: no topo estão as notas de saída ou de cabeça. São bem voláteis e podem desaparecer em poucas horas. São as notas que envolvem os sentidos imediatamente após a aplicação. Usadas para encatar, são compostas de frutas cítricas, geralmente e levanda, predominado o frescor.
Depois vêm as notas que constituem o caração do perfume. Flores, frutas, especiarias e algumas ervas aromáticas compõem a parte da fragrância que durará até seis horas após a aplicação. As notas de corpo, como são também chamadas, representam o "espírito" do perfume e são elas que geralmente marcaram a nossa memória olfativa.
Por fim, as notas de base ou de fundo. São compostas de madeiras e/ou resinas e são mais persistentes. A fixação de uma fragrância na pele deve muito a esses últimos componentes que podem durar mais de doze horas.

Tomemos como exemplo um perfume tradicional: Gabriela Sabatini.

  • Notas de saída: Tangerina, neroli e folhas de laranjeira.

  • Notas de coração: Jasmim, flores exóticas e tuberosa.

  • Notas de fundo: Sândalo, musk e baunilha.
Val lembrar que, conhecendo os componenetes do perfume que lhe agrada, fica mais escolher outras fragrâncias, caso queira diversificar suas armas de sedução.

Interessante não é mesmo?

3 comentários:

Manuela disse...

Feliz Natal...
Q seja com mta saude, amor e amigos tb...
Bjokinhas***

Manuela disse...

Oi linda Afilhada...
Q tem feito? N tem dito nada?
Como passou o Natal?
Gostei dessa explicação sobre perfumes....
Bjokinhas***

Manuela disse...

Desejo q esse seja um ano de realizações, e q tu consigas atingir as tuas metas....
FELIZ 2009!!

Bjokinhas***